Foto do Apothecary 87 no Unsplash
Olá amores!
Recentemente, eu fiz um post aqui no blog onde eu mostrei pra vocês como estou finalizando meu cabelo agora e nele eu explico os motivos da mudança e nessa fase de mudanças nos meus cuidados capilares, comecei a fazer o Low poo.
Assim como muita gente, sempre estava ouvindo muitas meninas falando sobre o low poo e o quanto ele pode ajudar a recuperar aquele cabelo danificado ou ressecado, mas eu não fazia a menor ideia de como, realmente, era essa técnica. Então! Se você não sabe o que é, exatamente, o low poo, é só continuar por aqui 😉
Como sou super curiosa e amo cuidar do meu cabelo, fui atrás de informações sobre essa técnica e como ela é, minha gente? O low poo, traduzindo para o bom português significa pouco shampoo, ou seja, é um shampoo que vai limpar o couro cabeludo e o cabelo de uma forma bem mais suave do que os shampoos comuns que possuem sulfato que é uma substância que atua como um detergente fazendo aquela higienização e que, por isso, acaba por ressecar demais o cabelo. Se uma pessoa que já está com o cabelo super danificado, por exemplo, por causa de químicas, tacar um shampoo com sulfato é pedir para prejudicar ainda mais a estrutura do fio. Imaginaram a palha? 😂
Mas como saber se o seu shampoo tem sulfato? Bom, aqui vai uma listinha com os mais comuns de a gente encontrar na composição: Sodium Laureth Sulfate, Sodium Lauril Ether Sulfate, Sodium laurilsulfate, sodium myreth sulfate e existem outros, mas decora essas palavrinhas "Sodium e Sulfate", com certeza vai facilitar a sua vida na hora de conferir nos rótulos do produto. Tem que conferir? Tem sim, por que eu já comprei shampoo que prometia ser livre de sulfato e quando fui vê a composição dele, estava lá o Sodium Laureth Sulfate que é de cara o mais comum de todos. Sempre é bom dá uma conferida apesar de já ter boas marcas com shampoos sem essas substâncias.
Mas por que a grande maioria dos shampoos trazem o sulfato na sua composição? Por que ele é a única substância capaz de remover dos nossos fios os chamados proibidões que são os petrolatos (Parafina líquida, vaselina, óleo mineral, petrolato, cera microcristalina) e os silicones não-solúveis que são encontrados em muitas máscaras capilares e condicionadores. Essas substâncias fazem uma verdadeira maquiagem no cabelo formando uma película em volta dos fios, selando. O cabelo fica lindo, mas o problema é que se forem usados constantemente podem impedir que o tratamento capilar, que se quer fazer nesse cabelo, penetre no fio.
Por isso, quem quer cuidar dos cabelos por estarem realmente precisando, tem feito uso da técnica low poo, que é usar shampoo sem sulfato mas em contra-partida, também não podem fazer uso de máscaras de tratamento capilar com os "proibidos", por que não vai adiantar usar esse tipo de shampoo e produtos com petrolatos e silicones não-solúveis, já que eles não conseguem remover dos nossos fios essas substâncias, ou seja, seu tratamento vai direto pra o ralo.
Mas que substância limpante tem nos shampoos usados para fazer low poo? Há o Coco-amidopropil Betaína que limpa sem retirar em excesso dos nossos fios a oleosidade natural deles e os nutrientes. Esse tipo de shampoo faz pouca espuma, talvez isso, no começo, gere uma certa estranheza já que nós associamos muito a produção de espuma a limpeza.
Cada vez mais tem aumentado tanto a procura quanto a produção de produtos "Liberados"e são chamados assim por que são livres de petrolatos, parabenos, sulfatos, óleo mineral e silicones não-solúveis. Geralmente, às marcas tem trazido de cara na sua embalagem essa informação, justamente pra facilitar a vida dos consumidores que fazem uso do low e no poo, afinal, é bem chato e cansativo ficar conferindo rótulos.
Quem faz uso da técnica, principalmente as cacheadas e crespas gostam bastante do resultado por que, devido aos fios terem muitas curvaturas, acabam se tornando muito ressecados, pois o óleo produzido naturalmente pelo couro cabeludo não consegue chegar às pontas.
Eu tenho evitado comprar produtos com os proibidões, mas não é nada religioso sabe, por que vez por outra vou experimentar alguns que eu tenha vontade, mas sempre lembrando de usar shampoo com sulfato, fazer o que, né? Mas ninguém vai morrer por causa disso 😉
Bom, agora que vocês já sabem o que é e como é o low poo que tal acompanhar o blog pra saber o que é o no poo, por que essa história continua nos próximos capítulos. Ahhh! Aproveita pra me dizer aqui nos comentários se vocês fazem o low poo.
Beijos no coração💖