Foto por Valeriia Kogan em Unsplash
Olá amores!
Hoje, o papo é sobre cuidado dos cabelos usando um cronograma capilar, que eu acabei adotando por que percebi que meu cabelo estava pedindo socorro. Eu nunca tinha seguido um cronograma de cuidados por que não sentia essa necessidade, mas percebi que meu cabelo mudou, passou a ficar mais poroso e ressecado. O porquê disso? Não sei até agora, mas o fato é que o nosso cabelo muda com o tempo.
Mas vocês sabem o que é e pra que serve o cronograma capilar? Ele é uma rotina de cuidados com os cabelos com o objetivo de fornecer aquilo que ele precisa, sendo feito em três etapas: Hidratação, nutrição e reconstrução. Não importa o tipo de cabelo, se é liso, ondulado, cacheado ou crespo, todos podem fazer, claro, se houver necessidade, né? Se seu cabelo já estiver ótimo, pra que fazer nada, não é mesmo?
Qual a importância de cada etapa para os fios?
1 - Hidratação
Essa é uma etapa que devolve água para os fios, então, cabelos ressecados podem se beneficiar e muito. portanto, vale super a pena investir em máscaras hidratantes que são fáceis de serem identificadas por possuírem componentes como pantenol, glicerina, mel, aloe vera ou outros extratos vegetais, vitaminas, etc.
O resultado é um cabelo brilhoso, macio, menos áspero, soltinho e leve. Todo cabelo precisa de hidratação, alguns mais que outros, mas de modo geral, todos precisam.
2 - Nutrição
Nessa etapa é dada para os cabelos nutrientes como lipídios, que nada mais são que os óleos. Cabelos ressecados precisam de nutrição, por que a presença do óleo ajuda a selar os fios, impedindo que a água saia. É muito comum os cabelos ondulados, cacheados e crespos serem ressecados por que o óleo produzido no couro cabeludo ou mesmo quando a sua produção pela glândula sebácea é deficitária, não consegue chegar ao comprimento e as pontas. A nutrição e a umectação acabam ajudando a repor essa falta de óleo.
É super importante investir em manteigas e máscaras que tenham na sua composição óleos vegetais. Uma dica muito bacana para cabelos ressecados ou danificados é fazer a umectação capilar que é aplicação de um óleo extra-virgem no cabelo antes de lavá-lo. Esse óleo deve ficar nos fios por no mínimo 2 horas.
O resultado é um cabelo brilhoso com menos frizz, menos áspero e fios mais selados.
3 - Reconstrução
Como o nome já diz, nessa fase o objetivo é reconstruir ou reparar os cabelos danificados por químicas e calor. Portanto, deve-se investir em máscaras que contenham na sua fórmula queratina, arginina, proteínas, aminoácidos e colágeno. Cabelos virgens não necessitam muito dessa etapa, há não ser que sofra agressão pelo uso de chapinha ou secador, constantemente.
O resultado é um cabelo mais forte em relação a quebra e mais encorpado.
Agora que vocês já sabem um pouco mais sobre o que é o cronograma capilar e suas etapas. Vamos lá para como eu faço o meu cronograma:
Eu já falei em outro post que mudei a forma de finalização do meu cabelo que é um ondulado do tipo 2B/2C, mas tenho mechas 2A, também. É uma mistura 😂
Por causa dessa mudança, eu comecei a conhecer melhor o meu cabelo, sei que ele precisa muito mais de hidratação e nutrição que são as duas etapas que mais faço. A reconstrução eu costumo fazer a cada dois meses, mais ou menos e quando não faço, substituo por uma nutrição. Antigamente, quando fazia escova, usava a máscara reconstrutora uma vez ao mês.
Meu cronograma capilar
Eu lavo meu cabelo duas vezes na semana e pra mim é o suficiente, por que não tenho um couro cabeludo muito oleoso e procuro seguir o que está no meu cronograma que fiz com base no que os meus fios necessitam. Eu sei que existem diversos tipos de cronogramas e por isso é super importante conhecer o seu cabelo pra saber o que ele pede. Não é fácil e às vezes precisa de paciência e muita observação.
Alguns cabeleireiros não sugerem cronogramas com uso de máscaras de tratamento três vezes na semana, como a gente vê muito, por que isso pode sobrecarregar os fios e a pessoa pode acabar tendo um efeito contrário, afinal, ninguém quer ter um cabelo opaco e pesado por excessos de tratamentos, né? Isso pode acontecer 😲
Então, pra mim, fazer uso das máscaras de tratamento uma vez na semana já é suficiente, tanto que esse cronograma tem dado muito certo, mas lembro aqui que meu cabelo não é muito danificado. Ele é ressecado, é um pouco poroso, mas não possui químicas de nenhum tipo. Tenho obtido bons resultados, por que meu cabelo está bem melhor de como estava.
A minha sugestão, antes de seguir qualquer cronograma, é que conheça bem seu cabelo e tente entender do que ele gosta e a partir disso, capriche nos cuidados, lógico, sem cair no excesso, por que tudo que é demais, pode prejudicar. A partir das suas conclusões de como está seu cabelo na real, faça seu próprio cronograma adaptado para seu tempo disponível, por que não adianta fazer uma tabela de tratamentos que não poderá cumprir por falta de tempo.
É isso aí! Me digam aqui nos comentários se vocês seguem um cronograma de cuidados capilares.
Beijos no coração 💖
Ahh! Se você pude ficar em casa, fique, mas se precisa sair, use máscara. Se cuide meu povo.
Anotei no meu planner, quero começar meu cronograma.
ResponderExcluirBeijinhos ;*
Blog Menina Caprichosa |
Seu cronograma poderia ser facilmente adaptado à minha rotina, pois eu tbm lavo o cabelo no máximo duas vezes por semana e meus fios precisam muito mais de hidratação do que qualquer outra coisa. Amei seu post, e concordo, é mesmo necessário conhecer seu próprio cabelo para saber do que ele necessita.
ResponderExcluirBeijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Olá Glaucia,
ResponderExcluirNunca fiz cronograma capilar, mas eu adapto a minha rotina conforme a necessidade do meu cabelo.
Big Beijos,
Lulu on the sky