Foto por Sarah Gualtieri no Unsplash
Olá amores!
Hoje, nós vamos conversar um pouco sobre a umectação capilar e os seus benefícios para os cabelos. Eu já fiz um post mostrando como fiz umectação com óleo de coco e como meu cabelo ficou.
Intercalando com meu cronograma capilar, que eu posso até depois fazer um post mostrando pra vocês como ele é, costumo fazer uma umectação toda semana usando óleo vegetal extra-virgem e é preciso que seja, realmente, 100% puro pra que possa haver um benefício real para os fios.
Quando eu falo 100% puro, é por que tem que ser puro mesmo, sem adição de outros componentes. Eu estou enfatizando isso, por que já comprei achando que era puro e tinha lá adição de outras coisas, até parafina líquida.
Eu amo fazer umectação, gente. É tudo de bom. Eu fui percebendo como meu cabelo adora, por isso eu vou dizer por experiência própria que umectação é vida pros cabelos.
Mas vocês podem se perguntar, quais são os benefícios que isso traz pra cabeleireira? Vou citar alguns aqui:
1 - Melhora a hidratação do cabelo. Os cabelos cacheados e ondulados são por natureza ressecados e isso acontece por que a oleosidade produzida naturalmente pelo couro cabeludo não consegue chegar ao meio e as pontas do cabelo com a mesma facilidade como acontece com os cabelos lisos. Então, meu povo, a umectação acaba devolvendo óleo e nutrientes para os fios.
2 - Ajuda a controlar e diminuir o frizz. Quanto mais ressecado o cabelo, mais frisado ele fica. A presença do óleo faz com que a água permaneça dentro dos fios por mais tempo e os deixem pesados pra ficarem abaixados.
3 - Maciez e menos aspereza ao toque. O cabelo fica muito macio e gostoso de tocar. A gente sente só de pegar o quanto os fios estão hidratados e até as cutículas mais seladas.
4 - Maior definição dos cachos e das ondas. Eu vou falar por experiência própria de como meu cabelo fica quando faço a umectação. Quem me acompanha por aqui já sabe que eu assumi as minhas ondas e que estou deixando meu cabelo ao natural e percebo que ele fica com uma melhor definição com ondas lindas 😍
5 - Cabelos brilhosos e mais fortes. Como ficam mais hidratados, ficam mais brilhosos com cara de cabelo saudável e também, alguns óleos podem fortalecer os fios, evitando sua quebra.
Quem pode fazer:
O bom da umectação capilar é que todo mundo pode fazer, mas os cabelos cacheados e ondulados são os que mais precisam por causa do nível de ressecamento, embora, a gente saiba que certos procedimentos químicos podem danificar qualquer cabelo, inclusive os lisos e por causa disso, a umectação pra cabelos danificados ajuda muito na recuperação.
Como fazer:
A umectação pode ser noturna ou diurna. Na umectação noturna, o óleo é aplicado durante à noite antes de dormir, sim, é isso mesmo, é pra dormir com o óleo no cabelo que será retirado no dia seguinte. Eu retiro logo pela manhã. Na diurna, a aplicação é no mesmo dia em que será retirado com pelos menos duas horas de permanência nos fios, mas quanto mais tempo passar, melhor.
Agora, eu vou dizer como faço. Separo meu cabelo em mechas, aplico na mão 3 ou 4 gotas de óleo vegetal e espalho primeiro nas pontas e vou subindo sem chegar muito próxima da raiz, por que meu couro cabeludo é oleoso. Enluvo bem cada mecha.
Não é pra deixar o cabelo pingando óleo não, tá gente! É pra umedecer, não é necessário encharcar, até por que fazer isso vai dificultar a retirada do excesso de oleosidade durante o momento da lavagem. Lembrem-se do ditado: Menos é sempre mais 😉
Eu prefiro fazer a umectação noturna por que quanto mais tempo a gente passa com o óleo no cabelo, mais tempo é dado pra que ele possa absorver os nutrientes ou as substâncias boas que estão ali. Eu já fiz durante o dia ficando com o óleo no cabelo de 4 a 5 horas, mas percebi que tive resultados melhores com a noturna, mesmo.
Como retirar o óleo do cabelo:
Hoje, eu retiro lavando normalmente com shampoo que pode ser sem sulfato, o que é até melhor, por que a gente quer tirar o excesso de oleosidade e após, condiciono. Não preciso lavar mais que duas vezes e o resultado é cabelo leve, solto, brilhoso e bem mais definido.
Não faço mais nada, não uso máscara de nenhum tipo, só condicionador, sabe por que, gente? Pensa comigo, se os fios já absorveram o que era interessante pra eles, pra que usar alguma máscara capilar? Não tem lógica.
A finalização fica a escolha de vocês, com creme de pentear ou com escova, chapinha...
Quais óleos usar:
Podem ser usados qualquer óleo vegetal, desde que seja puro, como já falei no início do post. Eu tenho alguns que comprei em uma casa confiável que trabalha com produtos naturais. Aqui em casa, eu tenho óleo de abacate, pracaxi, andiroba, semente de uva e jojoba, mas vocês podem usar até o azeite de oliva.
Bom, tenho tido bons resultados, pois meu cabelo está visivelmente menos frisado e áspero. Tudo de bom. Se vocês ainda não fizeram umectação, não sabem o que estão perdendo. Mas me digam aqui se vocês já fizeram ou fazem umectação e que olham usam.
Se cuidem, usem máscara e beijos no coração 💖