Foto do Apothecary 87 no Unsplash
Olá amores!
Fiz um post, não faz muito tempo, sobre o cuidado capilar através da técnica Low poo, os produtos que se pode usar e os que são proibidos por quem faz. Se vocês, ainda, não viram essa postagem, corram pra conferir, é só clicar no link.
O post de hoje, a gente vai conversar um pouco sobre o que é o cuidado capilar com a técnica no poo, pois geralmente, quem faz o low poo, também faz o no poo. É obrigatório isso acontecer, não, mas é muito comum, principalmente entre as cacheadas e onduladas. Então! se vocês ainda não sabem como é o no poo ou ainda fica perdida com esses termos usados por muitas meninas e meninos, não se preocupem, fiquem aqui comigo pra saber tudo 😉
No post sobre low poo ficou bem claro que o uso de shampoos com sulfato é proibido, justamente, pra evitar que um cabelo que já é ressecado por natureza, não fique pior após a lavagem. Mas aí, vocês podem me perguntar se é fácil achar shampoos sem sulfato forte, tem sim e eu já estou usando um muito legal. Em breve trago aqui no blog.
No caso do No poo, o significado dessas duas palavrinhas já diz tudo. Traduzindo para o português é sem shampoo, ou seja, os cabelos são higienizados sem o uso de nenhum tipo de shampoo. Nessa técnica, ele é abolido completamente. Agora, a pergunta que muita gente pode fazer é, realmente, se consegue limpar os cabelos e até o couro cabeludo de forma adequada, mas sim, inclusive, muita gente que faz percebe um bom resultado, um cabelo mais sedoso, hidratado e com isso, muito menos ressecado.
Então, se não se faz uso de shampoo, o que é que se usa pra limpar, tanto o couro cabeludo como os fios? fazendo co-wash por lavar os cabelos com condicionadores ou máscaras liberadas, ou seja, que estejam livres de petrolatos, sulfatos, parabenos, óleo mineral e silicones solúveis e não-solúveis, precisam ser específicos pra esse uso. Ok? Esses produtos possuem na sua fórmula substâncias que vão agir como agentes de limpeza, que irão limpar de forma bem suave e uma dessas substâncias mais conhecidas é o anfótero, que é o Cocoamido propil betaína, mas com a crescente procura por produtos livres de sulfato, já existem no mercado condicionadores e máscaras liberadas para co-wash com substâncias limpantes ainda menos agressivas que o anfótero.
Todo mundo pode fazer uso dessa técnica, mas ela foi pensada para pessoas com cabelos cacheados, crespos e ondulados, porém, se você possui cabelo liso e esse cabelo se encontra numa situação calamitosa por causa de procedimentos químicos, aí entram por exemplo, mechas, descoloração, entre outras coisinhas... Esse cabelo acaba ficando muito frágil, quebradiço e ressecado, então o co-wash pode ajudar bastante a recuperar a saúde dos fios.
Eu já fiz um post mostrando a minha mudança no momento da finalização. Meu cabelo é um ondulado do tipo 2A, 2B e por isso, adotei o low poo na minha rotina de cuidado capilar. Tenho optado por usar produtos que sejam liberados, mas ainda não abri mão, completamente, do shampoo com sulfato, eu ainda faço uso, mas não com a mesma frequência e só pra evitar acúmulo de produto nos fios. Até o momento não fiz o co-wash, mas quando fizer, vocês já sabem, né? Venho correndo mostrar aqui o resultado.
Uma coisa que é super importante falar aqui é o cuidado ao fazer uso da técnica no poo, pois como o agente de limpeza será um condicionador ou máscara e esses cremes irão ser aplicados diretamente no couro cabeludo, é preciso massagear bem e por mais tempo pra limpar bem direitinho, por que se não pode haver acúmulo e nossos folículos pilosos podem ficar entupidos trazendo diversos problemas.
Nem preciso dizer que não é todo mundo que consegue se adaptar a essa rotina de cuidados capilares. Já vi relatos de meninas que não conseguiram se adaptar, na verdade, os cabelos delas não aceitaram bem o uso do no poo e isso acontecer é normal, por que vai dar super certo pra alguns e pra outros não.
Bom! É isso, mas me falem aqui se vocês fazem uso das técnicas low e no poo pra cuidar dos cabelos.
Beijos no coração 💖